.png)
Psicoterapia e a População Carente no Brasil:
Acesso e Importância
A saúde mental é um aspecto crucial para o bem-estar geral de qualquer indivíduo. No Brasil, a demanda por serviços de psicoterapia tem aumentado significativamente, especialmente entre a população carente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 18,6 milhões de brasileiros sofrem de algum transtorno de ansiedade, e aproximadamente 11,5 milhões convivem com a depressão. Essas estatísticas revelam a necessidade urgente de intervenções eficazes em saúde mental. No entanto, a realidade socioeconômica do país muitas vezes impede que essas pessoas tenham acesso a tratamentos adequados. Um estudo publicado na Revista Brasileira de Epidemiologia apontou que apenas 3% da população brasileira teve acesso a algum tipo de atendimento psicoterápico em um período de 12 meses. A barreira econômica é um dos principais fatores que dificultam esse acesso, já que os custos das consultas podem ser proibitivos para muitas famílias. A importância da psicoterapia é inegável. Ela proporciona um espaço seguro para que os indivíduos possam explorar suas emoções, desenvolver habilidades de enfrentamento e melhorar sua qualidade de vida. Para a população carente, os benefícios podem ser ainda mais significativos, uma vez que essas pessoas muitas vezes enfrentam estresse adicional devido às condições de vida precárias, violência, e falta de recursos básicos.Um artigo publicado na Lancet Psychiatry destacou que intervenções psicoterápicas são eficazes para reduzir sintomas de depressão e ansiedade, e que essas intervenções podem ser adaptadas para serem oferecidas a baixo custo. Isso reforça a necessidade de tornar a psicoterapia mais acessível para todos, independentemente de sua condição financeira.

Patrícia Cukier
Resp. Técnica Psicologia
CRP 06/150289
.png)
Escaneie o QR Code e Fale Conosco
Central de Atendimento

POLÍTICA DO PLANO POP-PSIMED Consulentes que possuem planos de saúde não são elegíveis aos planos populares. Para aderir qualquer um dos planos é necessário fazer o pagamento de maneira antecipada. O pagamento poderá ser feito via PIX ou cartão de crédito. As sessões poderão ser utilizadas à critério do(a) consulente, pois não são acumulativas. Sugerimos que siga as orientações sobre assiduidade e frequência recomendada pelos profissionais que irão lhe atender. Caso não utilize todas as sessões contempladas no seu plano, o valor não será reembolsado, por se tratar de um plano com valores inferiores aos da média determinados pelo Conselho Federal de Psicologia. Após um mês de ausência, sem justificativas por motivo de saúde ou de força maior, o valor não será reembolsado e o(a) consulente perderá os privilégios do plano popular. Não haverá a reposição da sessão perdida sem justificativas por motivo de saúde ou de força maior. O valor da sessão será considerado como "presente" e será cobrado integralmente. Atrasos acontecem, mas mesmo assim, mesmo que você se atrasar, sua sessão encerrará no horário pré-agendado, pois haverá outra pessoa esperando no próximo horário. O valor do plano não contempla os 15.3% da nota fiscal. Portanto, tenha em mente que esse percentual será atribuído ao valor do seu plano na emissão da nota fiscal. Caso queira efetuar o pagamento no cartão de crédito, as taxas serão adicionadas no valor do pacote. Para pagamentos em débito não há cobrança de taxas. O tempo da sessão é de até 30 minutos e poderá ser utilizado à critério do psicoterapeuta.

Escaneie o QR Code e Fale Conosco
Central de Atendimento
POLÍTICA DO PLANO PSICOTERAPIA Serão elegíveis consulentes que tem plano de saúde, porém sem direito a reembolso ou ainda, um valor de reembolso abaixo de R$80,00. Para aderir qualquer um dos planos é necessário fazer o pagamento de maneira antecipada. O pagamento poderá ser feito via PIX ou cartão de crédito. As sessões poderão ser utilizadas à critério do(a) consulente, pois não são acumulativas. Sugerimos que siga as orientações sobre assiduidade e frequência recomendada pelos profissionais que irão lhe atender. Caso não utilize todas as sessões contempladas no seu plano, o valor não será reembolsado, por se tratar de um plano com valores inferiores aos da média determinados pelo Conselho Federal de Psicologia. Após um mês de ausência, sem justificativas por motivo de saúde ou de força maior, o valor não será reembolsado e o(a) consulente perderá os privilégios do plano popular. Não haverá a reposição da sessão perdida sem justificativas por motivo de saúde ou de força maior. O valor da sessão será considerado como "presente" e será cobrado integralmente. Atrasos acontecem, mas mesmo assim, mesmo que você se atrasar, sua sessão encerrará no horário pré-agendado, pois haverá outra pessoa esperando no próximo horário. O valor do plano não contempla os 15.3% da nota fiscal. Portanto, tenha em mente que esse percentual será atribuído ao valor do seu plano na emissão da nota fiscal. Caso queira efetuar o pagamento no cartão de crédito, as taxas serão adicionadas no valor do pacote. Para pagamentos em débito não há cobrança de taxas. O tempo da sessão é de até 40 minutos e poderá ser utilizado à critério do psicoterapeuta.
.png)

Escaneie o QR Code e Fale Conosco
Central de Atendimento
O QUE É AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?
A a avaliação neuropsicológica é mais focada em entender como está o funcionamento do seu cérebro. É indicada quando há suspeitas de problemas que afetam a memória, a atenção, o raciocínio ou outras habilidades cognitivas. Por exemplo, ela é muito utilizada em casos de pessoas que sofreram acidentes, tiveram AVC ou doenças como Alzheimer.
CURIOSIDADE: Segundo a Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBN), cerca de 1,2 milhão de brasileiros são diagnosticados com Alzheimer, e a avaliação neuropsicológica ajuda a identificar os primeiros sinais da doença (SBN, 2023).
Qual é a diferença entre Avaliação Psicológica de Avaliação Neuropsicológica?
Enquanto a avaliação psicológica foca nas emoções e comportamentos, a avaliação neuropsicológica olha para o cérebro e suas funções, como memória, linguagem e coordenação motora. Ambas são conduzidas por psicólogos especializados, mas com focos diferentes. Um psicólogo clínico realiza a avaliação psicológica, e um neuropsicólogo, especializado no funcionamento do cérebro, realiza a neuropsicológica.
Quando Procurar Cada Tipo de Avaliação?
Avaliação Psicológica: Se você está sentindo tristeza constante, ansiedade, tem dificuldades em lidar com suas emoções e relacionamentos, ou se está prestes a passar por um procedimento cirúrgico importante.
Avaliação Neuropsicológica: Se você ou alguém próximo percebeu mudanças na memória, na atenção ou outras habilidades cognitivas, especialmente após um acidente, envelhecimento ou alguma doença neurológica.
Referências:
Pimenta, A., et al. Avaliação Psicológica Pré-operatória em Cirurgias Bariátricas. Revista Brasileira de Psicologia, 2022.WHO - World Health Organization. Depression and Other Common Mental Disorders: Global Health Estimates. Geneva: World Health Organization; 2022.SBN - Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Doença de Alzheimer e Diagnóstico Neuropsicológico. São Paulo: SBN; 2023.
.png)
_edited.jpg)
Escaneie o QR Code e Fale Conosco
Central de Atendimento
O QUE É AVALIADO
Deve ser considerado que o(a) candidato(a) tenha características intelectuais dentro do esperado; Rede de apoio; Ausência de qualquer transtorno psiquiátrico não controlado; Doenças genéticas.
O QUE É UMA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA?
A Avaliação Psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto por métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.
A realização da Avaliação Psicológica deve, obrigatoriamente, estar baseada em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos para uso na prática profissional da psicóloga e do psicólogo (fontes fundamentais de informação), podendo a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação).
(Resolução 009 de 2018- CFP)
TIPOS DE CIRURGIAS
Na Psimedcare, oferecemos planos completos de avaliação psicológica para procedimentos cirúrgicos que exigem parecer especializado, como cirurgia bariátrica, readequação de gênero e esterilização voluntária.
-
Cirurgia bariátrica: Avaliamos aspectos emocionais e comportamentais relacionados à relação com a alimentação, expectativas em relação à cirurgia e a capacidade de adaptação às mudanças no estilo de vida pós-operatório.
-
Readequação de gênero: Nossa abordagem considera a saúde mental, a identidade de gênero e o impacto emocional da transição, garantindo um suporte ético e acolhedor conforme os protocolos estabelecidos por órgãos de saúde.
-
Esterilização voluntária: A avaliação foca na compreensão dos fatores emocionais e sociais que envolvem a decisão, certificando-se de que o paciente está ciente das implicações e motivações desse procedimento irreversível.
Utilizamos instrumentos psicológicos validados e entrevistas clínicas detalhadas para garantir um laudo técnico preciso e humanizado, contribuindo para a segurança do paciente e o cumprimento das exigências médicas e legais.